Artigo – O campo fértil do direito seguro?

O Direito é uma Arte; os Estados Unidos da América o campo fértil do direito seguro? Informações públicas dão conta de que Direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país (direito objetivo). Também pode ter o sentido de íntegro, honrado. É aquilo que é justo, reto e conforme a lei. É ainda uma regalia, um privilégio, uma prerrogativa. A ciência do direito é um ramo das ciências sociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade. É uma disciplina que transmite aos estudantes de direito um conjunto de conhecimentos relacionados com as normas jurídicas determinadas por cada país. Para alguns autores, é um sinal de organização de uma determinada sociedade, porque indica a recepção de valores e aponta para a dignidade do ser humano. Vamos concluir o Curso !!

Chegamos a pensar que o Direito Americano era apenas algo do cinema americano. A valorização de “cabeças boas e pensantes” é realidade nos EUA. Os Estados Unidos da América é realmente um campo fértil pra todo bom intelectual. Estudar direito neste país é algo fascinante e não apenas algo voltado pro status quo ou acúmulo de dinheiro. O Direito voltado ao social é algo vigente nas boas Igrejas norte-americanas. Um verdadeiro exercício de altruísmo e defesa digna da Lei. E o judiciário dos Estados Unidos da América? Somente convivendo de perto pra perceber o quanto é imparcial e justo. E as divergências que tanto enfatizam? Coisa de gente que não gosta de estudar e vive a parafrasear alocuções intelectuais prontas ou de senso comum. O direito americano é forte!

Você sabia que as melhores Universidades do Mundo foram fundadas por Cristãos? As melhores universidades, sendo várias delas criadas como instituições com fins de educação religiosa. Harvard e MIT estão localizadas no estado de Massachusetts, fundado por colonizadores cristãos puritanos. A Universidade de Harvard foi criada em 1636 pelo governo de Massachusetts para a formação de pastores puritanos; é a universidade mais antiga dos EUA e seu primeiro financiador foi o pastor puritano John Harvard. Já o Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT foi idealizado e fundado em 1861 pelo cristão unitariano William Barton Rogers para o ensino tecnológico. A Universidade de Princeton foi fundada em 1746 por sete (7) Presbiterianos liderados pelo pastor William Tennent, a partir do Log College, um seminário teológico presbiteriano criado em 1726 pelo próprio Tennent. Se os Estados Unidos da América (EUA) é um dos países que mais defende os direitos humanos; qual a razão de abandonar em momento crucial os afegãos?

Quem pariu “Mateus” que cuide dos seus? Hoje, nos Estados Unidos da América o curso de Direito é uma espécie de pós-graduação. Somente quem já possui curso superior pode candidatar-se à admissão numa escola de Direito. Aliás, esse fato explica por que é raro o uso da expressão “College of Law”. Ela existe, mas é incomum. O Direito não é uma faculdade, mas um curso de três anos que pode ser feito após a graduação. Por isso, o termo “Law School” é mais usual. Em regra, não se exige que a graduação seja relacionada à área jurídica. São admitidos alunos com formação em ciências afins ao Direito, como economia, ciência política, filosofia e Jornalismo. George Washington “Se a liberdade de expressão for retirada, poderemos ser conduzidos, como ovelhas ao matadouro”

Josenildo Melo foi estudante de Direito. Concludente de Filosofia. Bacharel em Serviço Social e Jornalista

relacionadas

talvez você goste