Artigo – Novos Palácios de Versalhes

É incrível como na História apenas acontecimentos ganham versões “modernas” do que foram. Novos palácios de Versalhes surgem a cada dia? E o povo sofrendo o pão que o diabo amassou. Concentrem-se nas coisas do alto, pois o mar não está pra peixe. Onde surgem esperanças? Em corações que experimentaram o que é viver com Deus. A loucura do materialismo toma conta do mundo. Não se lembram de Versalhes? O palácio de Versalhes começou a ser construído na forma atual no reinado de Luís XIV, rei que governou a França entre 1661 e 1715 e que ficou conhecido como Rei Sol. Esse palácio é o grande símbolo do poder dos monarcas na França absolutista, além de ser o grande ícone que representa o padrão de vida luxuoso dos reis e da nobreza. O Palácio de Versalhes foi a casa dos reis franceses de 1682 até 1789. Quando aconteceu mesmo a Revolução Francesa?

Depois de muita bonança o que costuma advir? O poder costuma cegar. Pense em um café da manhã de cinema? E uma agenda repleta de encontros com puxa sacos e babões? O que se costuma ouvir? Elogios, qualidades inexistentes. Você acredita que o tempo de Versalhes acabou? Apenas os nomes mudaram. E um almoço daqueles? Tempo bastante pra dormir à tarde e logo em seguida receber grandes “personalidades”? Muitos moram em palácios mais que Versalhes em pleno século XXI? Você tem dúvidas disso?

Enquanto isso…o número de pedintes batendo às portas pedindo ajudas…a cada dia aumenta mais. A fila de comerciantes e pequenos empresários aumenta a cada dia. Quantos anos já se fazem que não se construiu um grande Hospital bem equipado? Mais o número de condomínios fechados e com tudo do bom e do melhor somente aumenta? E as mansões em pequenas cidades que não possuem sequer um posto com atendimento exemplar? Pensava que o tempo de Versalhes acabou? Certa vez partilhando conversas regadas ao bom vinho ouviu-se a seguinte expressão de tradicional político: “Somente nos preocupa o período eleitoral”! Versalhes está muito mais perto do que pessoas imaginam?

Certo mesmo é que hoje é dia dos protomártires da Santa Igreja Romana. Logo após a celebração da memória de São Pedro e São Paulo, o calendário recorda os primeiros mártires da Igreja de Roma, que foram falsamente acusados por Nero de incendiar a cidade em 19 de julho de 64 e, por isso, condenados à morte depois de muitas torturas. A perseguição continuou até o ano 67. Não se ouve mais sermões como antigamente? Porque o movimento sem críticas sociais a cada dia aumenta? E as novas Igrejas nem tocam no contexto social? A vida nos novos palácios de Versalhes é melhor do que a perseguição?

Santo Padre o povo passa fome? Faz-se hoje 40 anos da primeira visita de São João Paulo II ao Brasil. “Palácios” que clamavam por justiça se tornaram os novos palácios de Versalhes?  Ó Senhor tende piedade; mas tenha certeza que eles sabem o que fazem. Quem são eles? Uma rodada entre amigos a conta daria pra alimentar cem pessoas? As versões modernas dos novos palácios de Versalhes reinam nas regiões com menos poder de socorro aos doentes e aflitos? Leia a Sagrada Escritura diariamente e perceba o quanto o mundo é imutável. Apenas as versões de sofrimentos se modificam? A sociedade anda carente de profetas? Quem quiser ganhar a vida perder-la-à? Isso sim é CRISTIANISMO!                                         

Josenildo Melo foi estudante de Direito e Filosofia. É Bacharel em Serviço Social e Jornalista

relacionadas

talvez você goste