Artigo – Mutirão e excelente gestão

Deus tarda, mas não falha. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Renascença um (1) ganhou recentemente um excelente gestor. E além de gestor, um sacerdote sereno, tranquilo e entusiasmado. Há muito tempo não víamos falar em mutirão de confissões? Talvez até existisse todo ano, mas não de forma enfática e que todos possam saber e participar. Qual é mesmo a etimologia da palavra Mutirão e sua forma correta? A forma correta de escrita da palavra é mutirão. A palavra multirão, embora muito usada, está errada. O substantivo masculino mutirão se refere a uma mobilização de pessoas que, coletivamente e de forma gratuita, realizam um trabalho que traga vantagens para todos. O mutirão de confissões será realizado na quarta-feira, dia 23 (vinte e três de março). Significa que cinco Padres estarão confessando os paroquianos. E a excelente gestão onde entra? O Padre sendo sabedor de que o mundo mudou e se faz necessário dispor de meios pra melhor evangelizar; fez uma parceria com uma empresa de internet e a mesma disponibilizou internet pra sua Paróquia!

Costumo dizer que pra pessoa ser crítico de alguma coisa precisa dar exemplo. Quem contribui com seu dízimo e com vida moral correta pode enfatizar erros e acertos. Acertadamente o Padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida está no caminho certo. Ele (padre da paróquia) já enfatizou que é incapaz de pedir a quem não tem nem mesmo pro seu sustento. Bonito gesto! Ele (o padre da paróquia) quando pede o dízimo enfatiza que o mesmo é pra pagar as despesas da paróquia e todos que formal ou informalmente trabalham podem contribuir de livre e espontânea vontade. Ser dizimista é uma forma de participar ativamente da mensagem de Cristo!

Depois destes gestos o que estava acontecendo? Quem não freqüentava a Igreja começou a freqüentar. Quem freqüentava a Igreja e não participava das atividades paroquiais passou a participar ativamente. Quem não devolvia o dízimo (pagava o dízimo) está começando a pagar ou refletindo como contribuir melhor com a paróquia. Tá vendo! Bons exemplos existem. O povo gosta da IGREJA. O povo gosta de se sentir bem no local sagrado que freqüenta. O povo gosta de ver o Sacerdote além de rezando; trabalho em prol da comunidade. Recentemente o Padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Renascença (1)um concluiu uma reforma na lateral da Igreja; reforma esta tão sonhada pela sua comunidade paroquial. Que atitude exemplar!

São João Maria Vianney disse: “O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o Padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo”. João Maria Vianney trazia em si um profundo amor e reverência pelo sacerdócio e reconhecia a dignidade de cada sacerdote. Quem foi este São João Maria Vianney? Desde pequeno, Vianney já sabia que queria seguir o sacerdócio. Entrou no Seminário Maior de Lyon. Com a ajuda do Padre Balley, Vianney seguiu para um seminário privado, em Ecculy, perto de Lyon. E ali conseguiu concluir os estudos. A maior parte dos relatos sobre a vida de São João Maria Vianney contam que foi sua vida de penitência, oração e sua moral que superaram suas dificuldades e permitiram sua ordenação sacerdotal em 13 de agosto de 1815. Que Deus continue abençoando os Padres que se dedicam ao povo de DEUS!

Artigo - Mutirão e excelente gestão

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste