O Padre Raimundo José Aires Morais era de fato um grande intelectual. E diferente de muitos que se arrotam intelectual. A sabedoria de Raimundo José advinha do alto e não meramente dos livros. Fiz parte com Raimundo José do grupo em defesa da vida. Nas reuniões se portava sempre de uma forma ouvinte; costumava falar depois dos outros já terem falado. Era um homem de escuta. Padre Raimundo José era um padre das antigas (como costumam chamar os bons cristãos). Homem moralmente correto e de amor a Deus e aos livros. Já não surgem padres como antigamente? Os tempos são outros. Eis a vida!

Já não se fazem nem Arcebispos como antigamente? Os Arcebispos de Teresina sempre foram conhecidos por sua intelectualidade e retidão moral. Padre Raimundo José era de fato um grande intelectual. Homem moralmente correto! O que caracteriza um intelectual? Intelectual é um adjetivo que caracteriza algo ou alguém que desempenha uma atividade de natureza mental, relacionado com o intelecto e a inteligência. Um intelectual é a pessoa que produz pensamentos. Este termo também pode assumir a classificação de substantivo e representar a pessoa que vive exclusivamente de seu intelecto, ou seja, de sua inteligência e das coisas que requerem uma aplicação mental, como a cultura, as artes, a música, a literatura e etc. Assim, quando se diz que determinada pessoa é uma intelectual, significa que é culta, que se propõe a estudar e refletir sobre ideias que abrangem os mais variados temas que possam ter alguma relevância social ou individual. Eis a Realidade!

Padre Raimundo José quando falava era ouvido pela sociedade! Seus inimigos (moralmente incorretos) alardeavam que Raimundo José tinha sido eleito Bispo e rejeitado a eleição. Muito difícil acreditar nesta máxima. Padre Raimundo José era um homem obediente à Igreja. Certa vez fomos a uma reunião e nos deparamos com um Padre morando em meio aos livros; este Padre era Raimundo José! A pouca convivência com este padre moralmente correto me fez dedicar-se aos livros. A minha biblioteca que atualmente construo é espelhada neste Padre intelectual e ao mesmo tempo simples e sincero!

Ok. Deus certamente se lembrará da alma de Padre Raimundo José. O que nos diz o santo padre, jesuíta, papa Francisco no dia de hoje? De acordo com o VaticanNews; explicou o Papa, Jesus quer nos dizer que devemos estar preparados para o encontro com Ele. “Não somente para o encontro final, mas também para os pequenos e grandes encontros de todos os dias.” Não é suficiente a lâmpada da fé, mas é necessário também o óleo da caridade e das boas obras. Ser sábios e prudentes significa não esperar o último momento para corresponder à graça de Deus, mas fazê-lo ativamente desde já, começar agora: “Sim, mais para frente me converto. Converta-se agora! Mude hoje de vida! – “Sim, sim: amanhã”. Para dizer o mesmo amanhã, que jamais chegará. Hoje!” Se quisermos estar prontos para o último encontro com o Senhor, devemos desde já cooperar com Ele e realizar boas ações inspiradas no seu amor. Mas infelizmente, lamentou Francisco, se esquece que a meta da nossa vida é o encontro definitivo com Deus, perdendo assim o sentido da espera e absolutizando o presente. Padre Raimundo José viveu para CRISTO!

                        Non in solo pane vivit homo – Nem só de pão vive o Homem      

Josenildo Melo foi estudante de Direito e Filosofia. Bacharel em Serviço Social e Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *