Artigo – Histórico Livro de Neemias

Dando continuidade a nossa série sobre os livros da Sagrada Escritura; descreveremos brevemente o livro de Neemias. Por que estudar este livro? Porque de acordo com a Igreja de Jesus Cristo o livro de Neemias conta a história de Neemias, um líder dos judeus que regressara a Jerusalém. Sob sua direção, foram reconstruídos os muros de Jerusalém. Contudo, “Neemias não se contentou simplesmente em erguer estruturas físicas, mas desejava também que seu povo fosse edificado espiritualmente” e ajudou os judeus a “assumir o controle de sua vida, suas terras e seu destino como o povo de Deus”  

O que vem na Bíblia depois do Livro de Neemias? O Livro de Ester. Em seguida vêm os livros poéticos. Os poéticos são compostos por cinco livros, sendo estes escritos em forma de cânticos ou literatura poética. Estes não estão organizados cronologicamente e sim pela sua relevância. São eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Depois em seguida vêm os livros dos Profetas maiores e menores. Profetas maiores: São cinco livros que relatam a história dos profetas que mais profetizaram na história de Israel. Estão expostos em ordem de relevância e não em cronológica. São eles: Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. Profetas menores: Este é o último grupo de livros do antigo testamento e está dividido em doze livros que contam a história e ministérios de 12 grandes profetas de Israel. Eis os livros: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Leia a Bíblia diariamente!  

Sim; mas e o livro histórico de NEEMIAS? Quem foi mesmo NEEMIAS? Ele foi um exemplo de muitas qualidades nobres. “Ele era humilde, motivado, confiante na vontade de Deus, cheio de iniciativa, dotado de grande fé, destemido, organizado, obediente e justo” (Modesto M. Amistad Jr., “Wanted: Modern Nehemiahs” Modernos], p. 46). Ao estudar o livro de Neemias, você não terá somente um exemplo de liderança correta como irá aprender o valor de fortalecer-se espiritualmente. Quem escreveu este livro? Não se sabe quem foi o autor. No entanto, o livro tem um estilo autobiográfico. Neemias 1:1 menciona que se trata das “palavras de Neemias, filho de Hacalias”, e o restante da narrativa foi escrita principalmente na primeira pessoa. Isso pode levar a crer que pelo menos partes do livro foram escritas pelo próprio Neemias. Quando e onde foi escrito o livro de Neemias? A data e o local em que foi escrito o livro são desconhecidos. No entanto, Neemias 1:1 menciona que o registro começou em Susã, na Pérsia, no “ano vigésimo” do reinado do rei Artaxerxes da Pérsia, que governou de 465 a.C. a 424 a.C.

A Sagrada Escritura não é livro científico; é o livro do povo de Deus!   A Sagrada Escritura segundo João Calvino: A Bíblia é a Palavra de Deus inspirada, revelada em linguagem humana e confirmada pelo testemunho interno do Espírito Santo. O teólogo João Calvino tratava o texto bíblico tanto reverentemente quanto criticamente. A capacidade de reconhecer a Bíblia como a Palavra de Deus não depende de provas, mas é um dom gratuito do próprio Deus. Calvino afirma a unidade entre a Palavra. João Calvino, como Lutero, afirmou que as Escrituras foram o ventre do qual nasceu a Igreja, e não vice-versa. Martinho Lutero começou sua vida como católico. Lutero foi monge agostiniano, fervoroso nas meditações e orações. Lutero morreu casado com uma ex-freira.  

Josenildo Melo foi estudante de Direito. Concludente de Filosofia. Bacharel em Serviço Social e Jornalista

relacionadas

talvez você goste