Artigo – Estão comprando e realmente lendo?

Nunca esteve tão em alta comprar livros. Resta saber se realmente estão lendo os livros que estão comprando. Comprar livros é realmente o melhor investimento. A leitura abre os horizontes e horizonte no sentido espiritual e não meramente material como sugere aquela velha frase batida: abre portas. Estão comprando e realmente lendo? Qual a razão desta pergunta? Pesquisas sérias revelam que as telas de computadores ou qualquer equipamento eletrônico além de reduzir a capacidade de sentir sono; reduz a coragem necessária pra ler bastante. Ler por quinze ou trinta minutos é uma coisa; ler por mais de três horas é o lado bom da boa leitura. Depende muito do livro e do dia? Leitura é habito e não é isso não. Vale à penaE gostam?

Nos dias atuais é muito difícil encontrar bons leitores. Certa vez uma pessoa foi presenteada com um livro e não gostou. Qual a razão do não gostar? Indagou que não poderia transformar o livro em um investimento palpável? Já pensou? É o século vinte e um. É o século do pragmatismo. O que é mesmo a etimologia da palavra pragmatismo? De acordo com informações públicas pragmatismo é uma doutrina filosófica cuja tese fundamental é que a ideia que temos de um objeto qualquer nada mais é senão a soma das ideias de todos os efeitos imaginários atribuídos por nós a esse objeto, que passou a ter um efeito prático qualquer. O pragmatismo é um pensamento filosófico criado, no fim do século XIX, pelo filósofo americano Charles Sanders Peirce (1839-1914), pelo psicólogo William James (1844-1910) e pelo jurista Oliver Wendell Holmes Jr (1841-1935). Eles se opunham ao intelectualismo, considerando o valor prático como critério da verdade. Ser partidário do pragmatismo é ser prático, ser pragmático, ser realista. Aquele que não faz rodeio, que tem seus objetivos bem definidos, que considera o valor prático como critério da verdade. Ser pragmático é ter seus objetivos bem definidos. Consiste em fugir do improviso, é se basear no conceito de que as ideias e atos só são verdadeiros se servirem para a solução imediata de seus problemas. Que coisa! Não tem como ser pragmático com livros. Livro é de fato Livro!

ESTÃO COMPRANDO E REALMENTE LENDO? Na lista dos mais vendáveis o que realmente aparece no quesito livros? Best seller; leituras que todo mundo comercialmente diz ler; quem nunca ouviu falar dos clássicos? São realmente bons livros, mas existe uma cultura de dizer que já leu sem ter lido; os grandes clássicos. Nossa! Mas o que é mesmo um Best seller? Best seller significa mais vendido, em inglês. De acordo com o site significados é um livro considerado extremamente popular entre os leitores, além de ser incluído na lista dos mais vendidos no mercado editorial. Best Sellers são normalmente considerados como literatura de massa, ou seja, para um público chamado pelos críticos de semicultos.Tá vendo. Ler é coisa SÉRIA!

Estão comprando e realmente lendo? Deixa a vida dos outros em paz moço! Quem nunca comprou um livro e não leu? De vida dos outros não entendemos! Mas somente compramos outros livros quando lemos e geralmente ao ler presenteamos. Livro é um dos melhores presentes. Lógico que tem livros que colocamos em nossa biblioteca, pois é de fato bom ler e guardar na Biblioteca particular. Ler é ato excelente!

Artigo - Estão comprando e realmente lendo?

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste