Artigo – Empresa Brasil de Comunicação

A EBC – Empresa Brasil de Comunicação segue em plena expansão. Recentemente a Rádio Nacional inaugurou mais uma emissora. Chega a São Luiz do Maranhão mais uma emissora da EBC e funcionando em 93.7 FM. O objetivo é que as rádios EBC cheguem a todas as capitais brasileiras com estação própria de transmissão e retransmissão. O que é mesmo a EBC? É uma empresa pública federal que possui um conglomerado de mídia no Brasil, tendo sido criada em 2007 para prestar serviços de radiodifusão pública e gerir emissoras de rádio e televisão públicas federais. Também é responsável pela EBC serviços, ramo que produz A Voz do Brasil para a Secretaria de Governo da Presidência da República, gerencia a Rede Nacional de Rádio, licencia os programas dos veículos da EBC, fornece monitoramento e análise de mídias sociais e realiza todo o trabalho de publicidade legal para os órgãos da administração pública federal. E os investimentos irão aumentar!

Que Coisa boa! O Atual presidente está correto em investir na TV Brasil e nas emissoras de rádios da EBC. O setor de comunicação privado deve viver do setor privado e não meramente das “tetas do governo”. Quem vai à Europa e Estados Unidos da América sabe e percebe que comunicação via TV e Rádio é voltada pro conhecimento e não pra falácias ideológicas. E o que tocas nas rádios EBC? MPB – Música Popular Brasileira de qualidade e muita informação segura e confiável. Informações públicas dão conta de que a EBC já possui nove (9) emissoras próprias em dois (2) estados e no Distrito Federal; tem o maior sistema de cobertura nacional de rádio, com 14 rádios mais afiliadas. Está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e agora em São Luiz do Maranhão. A meta é atingir até o final de 2022 todas as capitais brasileiras!

A gestão da Rede Nacional de Comunicação Pública é uma das competências da Empresa Brasil de Comunicação, prevista na lei 11.652/2008, que institui princípios e objetivos do sistema de radiodifusão pública no país. Para participar da RNCP, as emissoras firmam contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir a programação da EBC, como a da TV Brasil que já conta com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei, e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos. E tem audiência? De acordo com site RD1 a TV Brasil está cheia de motivos para comemorar. A emissora estatal conquistou uma posição histórica no ranking de audiência. O veículo ficou na quinta posição do Painel Nacional de Televisão (PNT), que apresenta o resultado de mais de 95 emissoras nos 15 principais mercados do Brasil. E a EBC e suas emissoras querem continuar avançando!

E quais são as novidades? De acordo com o site somos notícia o Clássico da teledramaturgia no país, a novela Os Imigrantes marca o lançamento do segundo horário de folhetins na programação da TV Brasil, que passa a exibir tramas emocionantes na telinha também às 18h a partir desta segunda-feira (9). No ar de segunda a sábado, a novela antecede o conteúdo jornalístico transmitido ao vivo, às 19h, enquanto a histórica produção A Escrava Isaura é a atração da faixa nobre, às 20h, com destaque de público no canal. Em Teresina, Piauí, a TV Brasil pode ser sintonizada no canal digital 2.1 Excelente!

Artigo - Empresa Brasil de Comunicação

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste