734 (setecentos e trinta e quatro páginas) esse é o conteúdo do Catecismo da Igreja Católica. Demoramos apenas 6 dias pra lê-lo com calma e de forma estudada. No final eis a pergunta e que enviamos ao amigo Jesuíta Papa Francisco: pra que serve de fato este conteúdo na vida do Clero? A resposta veio de forma peculiar e com a certeza de que providências serão tomadas! Este mini-curso de teologia (pois o Catecismo é um verdadeiro minicurso de teologia) e teologia da melhor qualidade! O livro é muito saboroso de ler. É um conteúdo que lhe prende a atenção do início ao fim. É uma fundamentação concatenada e feita pelos melhores. A Igreja de Cristo tem esta capacidade de ter os melhores em seus quadros. Tanto melhores pra fazer o bem quanto “melhores” pra disseminar o verdadeiro mal. Tem ala da Igreja de Cristo que teima em “corromper-se”.

Certa vez um amigo Cardeal indagou: por que você pergunta tanto sobre conhecimento acadêmico? A nossa resposta foi enfática: a Igreja de Cristo construiu a cultura ocidental e porque não consegue o exercício da prática moral em seus “quadros”? Essa distorção de vida hoje provoca verdadeira “sangria” nos cofres da Igreja. Sabiam disso? Os inescrupulosos e amorais praticamente estão falindo a Igreja de Cristo financeira e espiritualmente. Eis a realidade. No Brasil, hoje, praticamente a força política da Igreja se esvaiu. Os evangélicos se espalham como pólvora. E passaram da fase apenas de construção de templos. As Igrejas tradicionais evangélicas avançam sobre o setor acadêmico-intelectual. As Igrejas evangélicas avançam na Medicina (com construção de vários hospitais). As Igrejas evangélicas antigas ou modernas agora possuem Universidades! No setor educacional Os Adventistas e Presbiterianos já possuem uma das maiores redes de colégios e centros universitários. Os Batistas e Assembleianos já possuem templos em praticamente todas as cidades do Brasil. A Universal caminha pra se tornar a maior rede de comunicação social do país. Os evangélicos possuem bancadas e partidos políticos!

Mas e o título Edição de acordo com o texto oficial? Significa que o catecismo lido é de acordo com o texto oficial em latim mesmo sendo uma publicação das Edições CNBB e Edições Loyola. Portanto, é uma publicação oficial da Igreja de Cristo Jesus. O livro é realmente envolvente e muito bem escrito. Um aviso: tudo que você for ler sobre a Igreja e observa a expressão para leigos (não compre!). NUNCA o conteúdo é 100% (cem por cento). Fala-se muito nos leigos, mas na verdade os “leigos são meros” joguetes (massa de manobra) nas mãos de quem de fato detêm o poder. Procure ler livros que são feitos pra cúpula da Igreja. Muitos “sacerdotes” possuem visão distorcida sobre o Poder. Por isso gostamos e admiramos os Jesuítas; com Jesuítas não tem meio termo. Ou é ou não é. São sérios, honestos, íntegros, justos. Confiam em Deus, mas conhecem a natureza humana!

E sabe qual um dos lados obscuros da natureza humana? A sede de controle. O desejo de dominar os outros. O ardente prazer de mandar e não de servir. Você já viu um bom jesuíta andar esbanjando coisas materiais? Vestem-se dignamente e não sentem a mínima necessidade de exposição demasiada. Arcebispo, Bispo e Padre que gosta de Poder e Dinheiro é porque não é culto. Arcebispo, Bispo, Padre e seminarista que ama a boa vida material é porque NUNCA leu o Catecismo da Igreja Católica. Sacerdócio é dom de Deus!

Por Josenildo Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *