O simples fato de uma pessoa dedicar tempo à leitura é algo relevante. O momento é de uma leitura aprofundada. Já se foi o tempo de se sair lendo tudo e ao mesmo tempo imaginar que aquilo que é lido é uma verdade bíblica. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará; somente a Sagrada Escritura é a guardiã da VERDADE. Muito cuidado ao ler, ver, ouvir ou escutar “verdades” por aí. O noticiário está recheado de conteúdo ideológico? Como jamais se viu na História da Humanidade. O mercado da notícia anda superaquecido. É tempo de leitura aprofundada. É tempo de verificação contínua e diária.

De acordo com João Lino, recentes pesquisas científicas revelam que o hábito de ler textos com conteúdo, como forma de absorver conhecimento, desenvolver o cérebro e o raciocínio, de prazer, não apenas amplia a compreensão do mundo e facilita a interação com as pessoas do entorno, como gera maior sociabilidade e felicidade e abre portas para conhecer melhor a si mesmo. Isso tudo acontece quando nos mergulhamos em textos mais profundos, de ficção ou não ficção, acadêmicos ou políticos, que faça você usar o intelecto, pensar no que leu. Quando você é absorvido por textos com conteúdo, que exigem raciocínio, compreensão, pesquisa, perguntas, entra em um mundo novo e descobre que existem outras formas de agir e pensar diferente da sua. Você desafia o seu cérebro a trabalhar, entender o que realmente o autor está querendo dizer. Você poderá encontrar um raciocínio diferente do que estava acostumado, talvez bem melhor do anterior dessa leitura, evoluindo na ideia. E isso pode melhorar o seu desempenho no trabalho, no desenvolvimento de um projeto, no relacionamento familiar e com amigos, melhorando a sua qualidade de vida. A boa leitura faz você viver melhor. A ciência comprova isso!

Os livros têm produzido tantas coisas boas ultimamente. Os livros têm nos proporcionado tantas descobertas. Você sabia que Calvino era um leitor voraz? A verdadeira sabedoria consiste de dois elementos: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos. Daí a importância da revelação. Não podemos conhecer a Deus em sua essência, mas somente na medida em que ele se dá a conhecer a nós. Existe um duplo conhecimento de Deus: como criador e como redentor. Todo ser humano é essencialmente uma criatura religiosa, tendo em si a “semente da religião”. Deus se revela não só através desse senso inato de si mesmo, mas também através das maravilhas da criação. Esse conhecimento de Deus revelado na natureza exige uma resposta humana, seja de piedade ou idolatria. O fim último da piedade não é a salvação individual, mas a glória de Deus. É tempo de leitura aprofundada. Leia a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse!

O áudio visual diminuiu a reflexão? Depende do parâmetro. Atualmente existem dois tipos de leitores. A grande maioria que estuda somente pra ganhar dinheiro e nada mais que isso. O segundo tipo de leitor é espiritual. O segundo leitor quer a expansão do conhecimento. O segundo tipo de leitor acredita que homens institucionalizados são perigosos e gostam de dominar através do que imagina ser o conhecimento! É tempo de leitura aprofundada. Nem só de pão vive o homem; mas de toda a palavra que sai da “boca de Deus”. Alimente-se do que é bom. Alimente-se da boa leitura. Conhecimento é prazer!

Josenildo Melo foi estudante de Direito. Concludente de Filosofia. Bacharel em Serviço Social e Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *