Artigo – Conversão de Paulo

Que tal passar de perseguidor pra perseguido? Perseguido por escrever. Perseguido por falar. Perseguido por opinar. Perseguido por denunciar. Perseguido por anunciar o Reino de Deus. Foi o que aconteceu com Paulo; apóstolo. Paulo passou de perseguidor a Perseguido. O grande amigo de Deus se tornou o maior evangelizador. Tornou-se o apóstolo dos gentios. Quem liga pra isso rapaz? Estamos no século vinte e um! E daí? Deus está no controle de tudo. Acha que os calvinistas e bons católicos não gostam de ler? Devoramos neste final de semana Sapiens – uma breve história da humanidade. Excelente livro. Recomendado especialmente a quem possui uma fé sólida e firme. Como os seres humanos tramam contra Deus não é verdade? O que é a verdade; acabou de indagar em seu pensamento um cético de plantão? Que tal passarem de perseguidores a perseguidos?

Pra quem se acha mais inteligente que os cristãos; que tal saber um pouco mais da História de Paulo. Quem foi Paulo? Conforme o historiador A. Souto Maior; naquela época, possuir a cidadania romana era muito importante e assegurava aos que a possuíam direitos e privilégios especiais. Era tão importante quanto adquirir o Green Card Americano atualmente. Vejamos no livro Atos dos Apóstolos, Capítulo 22, versículos 24 a 29, o diálogo entre Paulo e o tribuno, e como ele usou desta prerrogativa, livrou-se dos açoites e teve seus direitos civis e processuais reconhecidos: 24 – O tribuno mandou que o levassem para a fortaleza, dizendo que o examinassem com açoites, para saber por que causa assim clamavam contra ele. 25 – E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado? 26 – E, ouvindo isto, o centurião foi, e anunciou ao tribuno, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano. 27 – E, vindo o tribuno, disse-lhe: Dize-me, és tu romano? E ele disse: Sim. 28 – E respondeu o tribuno: Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento. 29 – E logo dele se apartaram os que o haviam de examinar; e até o tribuno teve temor, quando soube que era romano, visto que o tinha tratado de forma inconveniente. Paulo foi aluno de Gamaliel!!

Paulo era muito culto, conhecia bem as leis e sabia que a sua condição de cidadão romano lhe assegurava tratamento diferenciado e privilegiado. Por isso quando foi preso, perguntou aos que o amarravam se era lícito açoitar um cidadão romano sem antes ser julgado. Ouvindo isto, o comandante o perguntou: és tu romano? Observe no texto sagrado: quando Paulo respondeu que sim, o tribuno disse: com grande soma de dinheiro adquiri este título. E quando Paulo disse para o tribuno: mas eu o tenho por nascimento, logo se apartaram dele todos que o haviam amarrado e até o comandante teve temor porque ordenara que o amarrassem. Hoje é um grande dia para todo Cristão justo/honesto!

Converter-se significa ver, ouvir e falar de Deus e sobre Deus. Converter-se significa não ter medo do mundo e nem da morte que o mundo pode provocar ao Cristão. Leia a Bíblia sempre do início ao fim. Alguns podem pautar Paulo de uma forma diferente e inesperada. Paulo era de fato o Grande Amigo de Deus! O mundo odeia a verdade porque a verdade liberta. Sendo inteligente, rico e sábio porque renegas a Deus? Mas do que palavras o testemunho arrasta multidões. Creia em Deus! Acredite em Cristo Jesus!

Josenildo Melo foi estudante de Direito e Filosofia. É Bacharel em Serviço Social e Jornalista

relacionadas

talvez você goste