Artigo – A epopeia de um médico medieval

O físico – livro de autoria de Noah Gordon. Um homem – Jeremy Cole. Um dom – o quase místico poder da cura. Um objetivo: aprimorar seus conhecimentos na ciência, ainda incipiente, pela qual se apaixonou – a Medicina. Obcecado em contrariar as forças da morte e da doença, Rob J. abandona o obscurantismo da Europa Medieval rumo ao esplendor do Oriente, onde despontam as primeiras descobertas dessa ciência fascinante que teima em desafiar a Deus. São 590 (quinhentas e noventa páginas) de muita cultura e entretenimento! Excelente livro. Noah Gordon formou-se em Jornalismo; é mestre em literatura e escrita criativa. Especializado na área de ciências. Americano de Massachusetts.

Coragem pra ler? Que nada. A leitura e a escrita é algo que nos move e direciona ao norte da busca contínua do viver em Cristo Jesus; Deus. O hábito da leitura e escrita requer tempo e disponibilidade. Além disso, capacidade de organização e abnegação. Dificilmente um “desvairado louco por dinheiro” terá tempo de uma boa leitura. Sem falar que a leitura e a escrita requer um espírito concentrado e abnegado. Conhecimento não necessariamente está ligado ao ganho de dinheiro. O ato de conhecer vai além de conjecturas. Quando você conversa com alguém pode perceber imediatamente o seu tipo de leitura? Tem de tudo. Tem inclusive aqueles que estudam pra determinado objetivo conclusivo e depois joga o livro de lado e não quer mais nem saber deles (os livros)? Tem-se? Talvez seja o que mais possa ter nos dias de hoje. O Físico – A epopéia de um médico medieval prende o leitor!

Meu amigo escritor, o que é mesmo uma epopéia? Epopéia é um gênero literário constituído de longos versos que narram histórias de um povo ou de uma nação, envolvendo aventuras, guerras, viagens, gestos heróicos etc. Normalmente apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de seus heróis e seus feitos. Epopéia que significa “poema épico” vem da palavra grega “epopoiia” (“epos” = “verso heroico” + “poiein” = “fazer”). A epopéia é a mais antiga das manifestações literárias, nela há a presença de um narrador que conta a história passada de terceiros. Os verbos e pronomes quase sempre estão na 3ª (terceira) pessoa. Além disso, os textos épicos pressupõem a presença de um ouvinte ou de uma platéia, que estaria escutando o narrador. A epopéia eterniza lendas e tradições ancestrais que foram preservadas através dos tempos pela tradição oral.

É um livro herético dirá um fanático cristão? Que nada! Temer a Deus e obedecer a seus mandamentos este é o dever do homem – Eclesiastes 12:13 eis uma das frases célebres que introduzem o livro. Tá vendo! É incrível como o conhecimento rejuvenesce, alegra o espírito e produz homens dignos de confiança e de fé. Você valoriza o seu Médico? Os verdadeiros médicos são realmente homens de muita fé. Sabes o significado de Medievo? Que se refere, pertence ou é próprio da Idade Média; medieval, mediévico: período medievo. Substantivo masculino. Período da história conhecido por Idade Média: foi no medievo que o catolicismo alterou profundamente a ética ocidental. Etimologia (origem da palavra medievo). Do latim científico medìum aevum ‘Idade Média’. Eis um grande livro!

Você teve sua vocação podada? Lute com todas as suas forças e siga. Homens toscos, rudes/ignorantes é a pedra no seu caminho? Creia em Cristo Jesus e siga em frente!

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste