Você conhece este Santo? Milhões conhecem de forma deturpada. Muitas histórias são contadas por professores inescrupulosos em universidades medíocres. Mas quem realmente foi Inácio de Loyola? Um homem; um ser humano íntegro e justo, adveio de família nobre, e tinha grande sonhos mundanos. Mas o que acontece no meio de uma batalha? No meio de uma guerra?  Inácio fica coxo (um tiro de canhão atinge uma de suas pernas) e convalescente pede a quem está cuidando dele; alguns livros pra ler. A pessoa informa que tinha apenas livros cristãos e que enfatizavam a vida de alguns santos. Inácio de Loyola, mulherengo e festeiro, reluta em ler estes livros; no entanto, depois acaba lendo. Gostou tanto que depois da recuperação de sua saúde; decide dedicar sua vida inteiramente a Deus. Eis a VERDADE! Inácio de Loyola é o Fundador da Companhia de Jesus!

Que troço é esse, nobre escritor? É a maior e mais organizada Ordem Religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana. É mais conhecida como os Jesuítas, os homens que pertencem a este enorme e organizado exército. O Papa Francisco é um Jesuíta. Você sabia disso? Talvez alguns; muitos, não. Os Companheiros de Jesus são discretos, reservados, falam pouco e escutam muito. Todo BOM Jesuíta é afeito a entrevistas e exposição pública; gosta mesmo é dos bastidores. Bastidores? Isso mesmo e em qualquer contexto; seja religioso, econômico, sócio ou político. Inácio de Loyola quando fundou a Companhia de Jesus estabeleceu um quarto voto; você sabia disso? É o voto de obediência ao Papa!

Sim, amigo; onde estão os traços de santidade de Inácio de Loyola (afinal é isso o que realmente importa)? O marco são os exercícios espirituais! Quem já fez um retiro de 30 dias com um BOM Jesuíta; jamais, esquece. A santidade inaciana é racional. Faça tudo como se não dependesse de Deus; mas ao mesmo tempo trabalhe incessantemente pra Deus e esperando em Deus. É contraditório? Não; não é. A Companhia de Jesus surgiu em um momento muito difícil da Igreja e o exército precisava ser colocado em campo de forma ininterrupta. Até as orações “cotidianas” dispensaram aos Jesuítas. Em tudo amar e servir no dia-a-dia eis o grande lema. Criaram por todo o mundo Universidades e Colégios!

É essa mesmo a imagem de Inácio de Loyola e da Companhia de Jesus? SIM. O resto é resto e inúmeras mentiras são proclamadas sobre riquezas e patrimônio material. Aqui mesmo em Teresina seus detratores e inimigos (inimigos de Cristo) teimam em perceber apenas o externo e dificilmente averiguam o caráter interno de um Jesuíta e da Companhia de Jesus. Aquela residência de uma arquitetura peculiar que fica próximo ao colégio diocesano (colégio pertencente à Companhia de Jesus) tendem a imaginar coisas exorbitantes ali. Nada de extraordinário ali existe! O que de melhor tem nesta residência Jesuíta? A simples capela; a imensa biblioteca e o mais são de uma simplicidade Jesuítica!

Hoje é um grande dia. Hoje 31 de Julho é dia de Santo Inácio de Loyola. A formação jesuítica é salutar, é brilhante, é completa! E o jeito desconfiado de Ser? É bíblico. O mundo não satisfaz! Tudo é para a maior glória de Deus. Mas lidamos com seres humanos diariamente? SIM. Sempre é bom lembrar; Inácio deixou formação sólida pra nossos companheiros. Formação acadêmica de um Padre Jesuíta é de 16 anos; no Mínimo!

Josenildo Melo foi estudante de Direito. Concludente de Filosofia. Bacharel em Serviço Social e Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *