Arte na Rua e Festival Junino serão lançados em Teresina

Visando apoiar iniciativas culturais por toda cidade e manter viva a tradição junina, a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), irá lançar neste sábado (19) os projetos “Arte na Rua e Festival Junino de Teresina”. O lançamento acontecerá às 09h no Parque Encontro dos Rios, na zona Norte da capital e deverá contar com a presença do prefeito Dr. Pessoa, do presidente da FMC, Scheyvan Lima, e diversas autoridades e artistas da capital.

De acordo com Scheyvan Lima, a pandemia da Covid-19 levou pelo segundo ano consecutivo, ao cancelamento das grandes e pequenas festas juninas na capital. Para ele, essa pausa foi necessária para que vidas não fossem colocadas em perigo, uma vez que todos esses eventos iriam gerar aglomerações. Ainda de acordo com o gestor, o Festival Junino de Teresina irá possibilitar uma movimentação no cenário cultural, ajudando a manter viva a tradição do período junino na cidade.

“O prefeito Dr. Pessoa, reforça a importância de se manter viva a esperança e o despertar da alegria do São João mesmo diante das adversidades enfrentadas durante a pandemia, por isso ele solicitou que a pasta da cultura colocasse em prática este projeto, pois para ele diante dos problemas provocados pela pandemia a população precisa de algo que venha a aliviar a mente”, comenta Scheyvan Lima, presidente da FMC.

Durante o Festival Junino de Teresina serão escolhidos e premiados os melhores casais de noivos, melhores rainhas caipira e melhores rainhas da diversidade. A premiação para os que ficarem em terceiro lugar é de R$400 reais, em segunda colocação o prêmio é de R$600 reais, e para os primeiros colocados será destinado um prêmio de mil reais.

As informações para participar do Festival estão disponíveis no edital:

Errata ao edital 0012021

Cópia de Majestades Juninas 2021

Arte da Rua
O Arte na Rua é um outro projeto que já inicia ainda neste primeiro semestre do ano, nele serão contemplados artistas locais para apresentações em praças e ruas do Centro e comunidades periféricas ou rurais. “Este será um projeto fixo desenvolvido pelo poder público municipal a fim de continuar valorizando a cultura local, principalmente aquela que ocorre nas comunidades mais distantes da região central da cidade, isso para que todos da cidade possam ter oportunidades iguais de acesso à cultura”, pontua Scheyvan Lima.

Para Leonardo Mascarenha, ativista comunitário que desenvolve um trabalho com jovens na região do grande Dirceu, na zona Sudeste da capital, essa descentralização cultural proposta pela Prefeitura de Teresina é um passo muito importante para democratizar o acesso à cultura. “Isso me faz acreditar que nossos jovens terão mais oportunidades culturais, fato que só vem a engrandecer as comunidades periféricas”, destaca Leonardo Mascarenhas.

Fonte: Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste