A Arquidiocese de Teresina, por meio da Comissão de Liturgia, disponibilizou nesta quinta-feira (25) orientações para as celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal em virtude do tempo de pandemia da COVID-19. As medidas referem-se principalmente aos protocolos sanitários que devem ser seguidos para garantir a segurança dos fiéis e evitar a disseminação do vírus.

Durante todo o período, que iniciará no próximo domingo (28), a participação dos fiéis fica limitada a 30% da capacidade da igreja e todas as celebrações da Semana Santa não poderão passar de duas horas de duração. O documento, direcionado para todas as comunidades paroquiais, diaconias e áreas pastorais, também reforça a importância das celebrações serem transmitidas por meio das redes sociais para que os católicos possam acompanhar cada momento.

De acordo com a Arquidiocese, no Domingo de Ramos não haverá procissão e os fiéis devem levar os ramos que serão abençoados diretamente nas mãos de cada pessoa. Seguindo as indicações práticas da Comissão, recomenda-se que na celebração da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa) não seja realizado o rito do lava-pés e nem a transladação do Santíssimo Sacramento, que após um breve momento de adoração deve ser conservado no tabernáculo como de costume.

Conforme a Arquidiocese, na Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa), não acontecerá o tradicional beijo da Cruz. E na Solene Vigília Pascal (Sábado Santo), a quantidade de leituras deve ser reduzida, a fim de que não ultrapasse as duas horas de celebração estabelecidas através dos decretos governamentais.

Todas as recomendações estão disponíveis aqui.

Com informações da Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *