Arquidiocese de Teresina lança Campanha da Fraternidade 202 e pede diálogo e compromisso de amor

A Arquidiocese de Teresina lançou nesta quinta-feira (18) a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 no Centro Pastoral Paulo VI. Com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, a campanha, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destaca a ‘negação da ciência’ na pandemia e ‘cultura de violência’ contra mulheres, negros, indígenas e LGBTIQ+.

Arquidiocese de Teresina lança Campanha da Fraternidade 202 e pede diálogo e compromisso de amor
Padre Tony Batista e a governadora em exercício Regina Sousa

O vigário geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, convidou todos os cristãos para o diálogo e a construção de pontes de respeito e comunhão.

“O tema da campanha esse ano nos convida para um momento de reflexão e articulação. Acompanhando as mídias é possível perceber uma sociedade polarizada, em que o pensar diferente é visto como inimigo, e isso é tudo ao contrário do Evangelho de Jesus Cristo. Quem pensa e exerce uma religião diferente não são nossos inimigos. Cada pessoa é única no mundo e deve ser respeitada e amada como ela é. Precisamos de diálogo, só o diálogo constrói. Vamos derrubar os muros e construir pontes. É isso que a campanha quer fazer”, disse o padre.

Arquidiocese de Teresina lança Campanha da Fraternidade 202 e pede diálogo e compromisso de amor
Regina Sousa, governadora em exercício

A governadora em exercício Regina Sousa afirmou que a proposta da campanha é importante para superar as polarizações.

“Há muito tempo participo das campanhas da Igreja, desde o cuidado com a natureza em preservar a casa comum, a solidariedade e agora falamos sobre o diálogo. É um momento muito oportuno para todos nós que buscamos a união”, pontuou.

Arquidiocese de Teresina lança Campanha da Fraternidade 202 e pede diálogo e compromisso de amor
Padre Leonildo Campelo, coordenador da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Teresina

O padre Leonildo Campelo, coordenador da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Teresina, ressaltou que o diálogo vai superar o ódio e a exclusão.

“O tema da Campanha foi produzido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) juntamente ao Conselho Nacional das Igrejas Cristã (CONIC), fazendo dessa campanha uma experiência bonita da construção da unidade dentro da diversidade. A igreja nos convida a partilharmos a Campanha da Fraternidade como gesto concreto, para iluminar nossa mente e nosso coração. Um diálogo tão importante para nossa convivência, pois sabemos que o diálogo vai superar nossa sociedade marcada pelo ódio e pela exclusão”, comenta o padre Leonildo Campelo, coordenador da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Teresina.

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021
A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021 congrega diversas denominações cristãs valorizando as riquezas em comum entre as igrejas, e apontando caminhos para o diálogo.
A Comissão da CFE 2021 é formada por representantes das igrejas-membro do CONIC, além da Igreja Betes da de São Paulo, como igreja observadora, e o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e à Educação Popular (Ceseep), como membro fraterno.
A Campanha é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, em preparação para a Páscoa, voltada à conversão pessoal e comunitária. Além de um chamado à conversão, incentiva a prática de gestos concretos de fraternidade em prol da transformação de situações injustas e não cristãs. Para tanto, propõe a Coleta Nacional de Solidariedade, que acontece no Domingo de Ramos, esse ano no dia 28 de março. Além da coleta, a equipe de articulação também dispõe de camisetas e manual sobre a temática trabalhada em 2021.

Orlando Dias
Da Redação

Fotos: Arquidiocese de Teresina
Com informações da Arquidiocese de Teresina

relacionadas

talvez você goste