Aprender Alemão é oportunidade para ingressar em universidades tecnológicas

“O vale do silício da Europa”, como é conhecida a Alemanha, é ótimo para aqueles que se interessaram pelas descobertas de ciências como engenharia elétrica, biotecnologia, medicina, visto que é o país responsável por uma grande produção de patentes importantes a nível global e também o mais acessível para estrangeiros devido a enorme quantidade de universidades públicas.

Porém, exatas não é a única área do conhecimento que desperta interesse na aprendizagem da língua, o alemão também é coberto de arte, literatura e filosofia. Grandes pensadores expressaram suas ideias ao mundo com a prosa dessa língua, como Nietzsche, que utilizou de uma escrita poética para transmitir a complexidade de seu pensamento. Assim, a compreensão do texto na língua original pode levar a uma certa experiência íntima com sua filosofia de uma maneira que não é possível de ser obtida com as traduções.

Essa troca de ideias não se limita à leitura de livros prestigiados, é claro, pois o próprio ato de aprender expressões, hábitos e normas sociais de outra cultura já é o suficiente para enriquecer a mente, especialmente quando se considera que o alemão é uma língua oficial da Alemanha, Luxemburgo, Áustria, Bélgica, Suíça e Liechtenstein. Ademais, a Alemanha possui um eficiente sistema rodoviário e ferroviário, possibilitando viagens e, consequentemente, contato social com diversas culturas.

“O alemão é uma língua de origem anglo-saxônica”, acrescenta a médica Suilane Coelho, que ingressou no curso da Wizard.

“Aprender alemão auxilia também na melhor compreensão da língua inglesa, através do domínio da língua alemã você poderá abrir oportunidades de cursos na Alemanha dentro da sua área de trabalho e se você gosta de viajar permitirá também uma maior imersão na vida cultural do país. Já tive oportunidade de viajar para a Alemanha durante o curso e colocar em prática o aprendizado obtido na Wizard”, ressalta.

O domínio da língua é, entretanto, dificultado pelo fato de não ser um idioma presente na vida dos brasileiros, segundo a professora e coordenadora do curso de alemão da Wizard, Mira Bastos Monteiro.

“Você não aprende só palavras, monta, faz uma estrutura, entende a gramática e fala aquilo. Muitas vezes você tem que entender da cultura dos países que falam aquele idioma pra poder entender por que que falam daquela maneira”, explica a instrutora. Enquanto o inglês é facilmente acessível por estar disponível em videogames, serviços de streaming, redes sociais e por ser estudado em escolas, o alemão se mantém alheio à nossa realidade e o grande desafio do aprendizado é trazer a vida alemã ao cotidiano do aluno”, reforça.

Aprender Alemão é oportunidade para ingressar em universidades tecnológicas
Vista da cidade de Frankfurt

Fonte: Ascom
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste