APL lança mais dois livros da Coleção Bicentenário

A Academia Piauiense de Letras (APL) realizou, nesse sábado (10), sessão especial para homenagear diferentes personalidades pelos trabalhos desenvolvidos em favor da cultura piauiense. Oportunidade, foram lançadas duas importantes obras da Coleção Bicentenário, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

A Coleção Bicentenário é organizada pelo Governo do Piauí, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e da Educação, pelo Conselho Estadual de Cultura e pela Academia Piauiense de Letras. As obras lançadas foram “Piauí Colonial: População, Economia e Sociedade” e “Os índios do Piauí”. “São oito obras que integram a coleção, das quais apenas três ainda faltam ser lançadas, mas já estão em fase de impressão. Além de resgatar a história, inserimos os negros e indígenas no contexto das comemorações”, destacou Nelson Nery, presidente do Conselho Estadual de Cultura.

As personalidades homenageadas pela academia foram: Francisco Soares Filho e Margareth Santos, ex-presidentes do Conselho Estadual de Educação; os deputados estaduais Henrique Pires e Wilson Brandão; e o senador eleito Wellington Dias, ocupante da cadeira 12 da APL.

Wellington destacou o lançamento de livros e a produção de filmes como parte das comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil. “Espero que o país tenha, em 2023, um momento dedicado a esse momento que se passou em 2022, os 200 anos, mas pouco celebrada pelo atual governo. O Estado do Piauí tem links importantes com a história nacional e procuramos resgatar esses momentos”, declarou Dias, reafirmando que em seu mandato de senador seguirá apoiando a cultura brasileira e piauiense.

O secretário de Governo, Antônio Neto, representou a governadora Regina Sousa no ato solene. O presidente da APL, jornalista Zózimo Tavares, mencionou os dados da primeira pesquisa realizada sobre leitura do Piauí, executada pela academia em parceria com o Instituto Amostragem. O levantamento mostrou o mais completo desconhecimento dos autores piauienses e a pouca instrução das escolas na indicação de obras de escritores locais.

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste