Alexandre de Moraes libera 149 mulheres presas em atos de 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória a 149 mulheres que haviam sido presas por suspeita de participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Elas terão que cumprir medidas cautelares, como utilização de tornozeleira eletrônica.

A maioria das beneficiadas foi acusada de incitação ao crime e associação criminosa. Atendendo a pareceres favoráveis da Procuradoria-Geral da República (PGR), Moraes considerou que elas não são executoras principais ou financiadoras dos atos e que não há risco para o andamento do processo caso elas estejam em liberdade.

De acordo com informações do STF, Moraes concluiu a análise dos pedidos de liberdade apresentada por presas, após ter dado prioridade a esses casos devido à semana do Dia Internacional da Mulher.

Quatro delas são acusadas de crimes mais graves, como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democráticos de Direito e golpe de Estado. Entretanto, o ministro considerou que havia situações excepcionais, como doenças e responsabilidade por crianças com necessidades especiais.

Por outro lado, o ministro negou 61 pedidos de liberdade provisória, por considerar que a manutenção da prisão preventiva é necessária para garantir a instrução processual e a garantia da ordem pública.

Do total de 498 mulheres presas pelos atos, 407 já foram liberadas e 882 seguem detidas.

Fonte: globo.com
Foto: Arquivo

relacionadas

talvez você goste