Alepi realiza sessão solene do Dia Internacional da Mulher

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) fez nesta quarta-feira (8) uma sessão solene em homenagem a todas as mulheres que já assumiram o cargo de deputada estadual e às servidoras do Poder. A importância do protagonismo feminino na política, o combate à cultura machista e ao feminicídio foram alguns dos pontos destacados na sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Antes de passar a presidência da sessão à deputada Janaínna Marques (PT), o presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), anunciou que a Casa terá uma atualização do seu Plano de Cargos e Salários até o final do mês de março. Como forma de valorizar as mulheres, ele informou que as servidoras serão o foco inicial da melhora dos salários. Ele espera que, em abril, a Mesa Diretora aprove as mudanças e que elas já comecem a ser implementadas.

Ao receber a presidência da sessão solene, Janaínna Marques começou quebrando o protocolo. Ela convidou as mulheres que estavam no Plenário para que ocupassem as cadeiras vagas de parlamentares. As presentes passaram a fazer companhia a ex-deputados e a Dr. Felipe Sampaio (MDB), Severo Eulálio (MDB), Gustavo Neiva (Progressistas), Dr. Thales Coelho (Progressistas), Aldo Gil (Progressistas), Rubens Vieira (PT), Dr. Vinícius (PT), Dr. Hélio (MDB), Dr. Gil Carlos (PT) e Fábio Novo (PT).

Na tribuna, a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Rejane Dias, representou as deputadas que já tiveram mandato na Alepi. Ela falou da importância do combate à cultura machista desde a infância, da aplicação de medidas efetivas a partir da Lei Maria da Penha e da ocupação de espaços de decisão por parte das mulheres.

“Nós não queremos ser mais do que ninguém, o que nós pretendemos ter são os nossos direitos e ser respeitadas, tendo em vista, também, que não existe uma democracia pujante sem presença feminina”, defendeu Rejane Dias.

As deputadas eleitas para a atual legislatura também utilizaram a tribuna. Gracinha Mão Santa (Progressistas) destacou que as mulheres ainda precisam de muitas conquistas, mas que mantendo a valentia, elas já estão conseguindo, passo a passo, mais direitos. Ela fez menção aos parlamentares homens que prestigiaram a sessão como forma de valorizar o Dia Internacional da Mulher.

Encorajar mulheres a lutarem por seus objetivos é o que Ana Paula (MDB) afirmou ser uma das principais metas de sua vida política. Ela lembrou que são muitos os desafios que ela enfrenta na política por ser mulher, mas que isso, ao mesmo tempo, é um motor para que continue atuando com mais disposição.

Simone Pereira (MDB) utilizou pela primeira vez a tribuna da Alepi e afirmou que esperou o Dia Internacional da Mulher para que o discurso fosse ainda mais especial. Ela disse que são muitas as lutas das mulheres, mas que uma das mais importantes é a por ocupar espaços que já foram conquistados, como o da política. A parlamentar afirmou que vai intensificar a defesa pela reserva de 30% das vagas na Alepi para mulheres e para que os partidos políticos tenham mais espaço para o protagonismo feminino.

Encerrando os discursos, Janaínna Marques lembrou da ex-deputada Francisca Trindade e da estudante vítima de feminicídio Janaína Bezerra. A história delas serve de motivação para a parlamentar continuar a sua luta pelas mulheres. Para isso, ela afirmou que vai apresentar um Indicativo de Projeto de Lei para que o Governo do Estado crie a Casa da Mulher Piauiense. A matéria se inspira na Casa da Mulher Brasileira e o objetivo é que haja pelo menos uma em cada território de desenvolvimento do Piauí.

Na sequência, todas as 24 deputadas receberam homenagens pela sua atuação como parlamentar. Foi entregue um certificado de reconhecimento às mulheres que ocuparam cadeiras na Alepi.

Fonte: Alepi
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste