Alepi aprova projeto que institui Semana da Arte Santeira no Piauí

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovo o projeto de Lei que institui, no calendário oficial de eventos do Estado, a Semana de Valorização da Arte Santeira, a ser comemorada na semana que compreende o dia 2 de março – data de nascimento do Mestre Dezinho. O projeto segue, agora, para sanção do governador Wellington Dias.

A Semana da Arte Santeira é uma proposta do deputado estadual Franzé Silva (PT) e tem como ideia principal valorizar e incentivar a produção, comercialização e divulgação da arte santeira no Piauí, bem como fortalecer a identidade cultural do povo piauiense.

“Afinal, a arte santeira é um dos maiores símbolos do estado do Piauí”, ressalta o autor da proposição.

A data escolhida homenageia José Alves de Oliveira, o Mestre Dezinho, um dos mais importantes artesãos piauienses, reconhecido no Brasil e no exterior. Dezinho nasceu em Valença do Piauí, a 2 de março de 1916. Trabalhou a maior parte da sua vida como carpinteiro e, em 1966, passou a esculpir imagens de Jesus e dos santos, o que veio a torná-lo referência na arte santeira.

Mestre Dezinho é apontado como precursor da arte santeira, atividade que envolve, atualmente, mais de 150 artesãos no Piauí. Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou que o Estado tem potencial para exportar arte santeira para outros países, sobretudo nações católicas, como a Itália, França, Espanha e a Polônia.

Com informações da Alepi

relacionadas

talvez você goste