A Europa ocidental está sendo castigada pelas fortes chuvas que atingem a região. A Alemanha, país mais afetado pela situação, já tem pelo menos 103 mortes e mais de 1.000 desaparecidos em meio aos alagamentos, segundo as últimas atualizações.

Entre as causas dos óbitos, estão os deslizamentos de terra no país, que cobriram bairros de lama. A atual situação é considerada a pior catástrofe do país desde o fim da Segunda Guerra Mundial e imagens de antes e depois mostram o rastro de destruição causado pelas chuvas.

As perdas
“Em poucos minutos, a casa foi inundada”, diz Cornelia Schlösser, uma padeira que perdeu sua loja centenária em Schuld, cidade no oeste da Alemanha distante cerca de 70 km de Erftstadt-Blessem e que também foi devastada por uma forte tempestade.

“O forno estragou”, afirma a mulher de cabelos grisalhos na casa dos 50 anos, após retornar ao local do desastre hoje.

“Tudo começou na cidade vizinha. Colocamos uma bomba d’água no porão, mas não ajudou. Em minutos, a casa foi inundada”, lembra Schlösser.

“Há 48 horas que vivemos um pesadelo; voltamos, mas não podemos fazer nada”, acrescentou a mulher.

Como ela, vários moradores de Schuld, cidade de cerca de 700 habitantes, caminhavam entre as ruínas do que foi um popular ponto de excursão, perto de Bonn, no verde Vale do Ahr.

O aumento das águas devido às chuvas torrenciais, num terreno que sofreu vários períodos de estiagem, fez com que o rio devastasse todas as cidades por onde passava pacificamente.

Casas foram demolidas, paredes arrastadas e telhados arrancados, assim como pontes e estradas destruídas.

O cantão de Ahrweiler, onde está localizada a cidade, registrou a maioria das mortes no oeste da Alemanha.

Fonte: Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *