Notícias do Piauí
Aeroporto de Teresina passa por melhorias

Publicado
2 meses atrásem
Por
Redação
O Aeroporto de Teresina (THE) completa, em março, um ano de gestão com a CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Mais de 900 mil passageiros cruzaram os portões de THE em 2022, números que comprovam o aquecimento do setor aéreo após o período crítico da pandemia de Covid-19. Entre as novidades da nova gestão, os viajantes passaram a contar com mais uma opção de alimentação na sala de embarque: um quiosque da tradicional Casa do Pão de Queijo. Já no quesito destinos, uma rota inédita, ligando Teresina, Belém (PA) e Miami (EUA), reduz em até cinco horas o tempo de viagem dos teresinenses que desejam visitar o país norte-americano.
As primeiras ações realizadas pela concessionária foram voltadas para intervenções imediatas, focando na acessibilidade e melhoria dos padrões operacionais, conforme previa o edital de concessão. Entre as intervenções, foram realizadas a substituição de equipamentos e reparos nos banheiros e fraldários, instalação de botoeiras de emergência nos sanitários para pessoas com deficiência, assim como instalação e/ou substituição das barras de apoio.
A CCR também revitalizou e estendeu o piso tátil das faixas de pedestres externas ao saguão do aeródromo, incluindo a área de check-in e de desembarque. “As mudanças proporcionam aos passageiros com deficiência segurança adequada de acordo com a Lei Nº 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade no Brasil”, explica o gerente do Aeroporto de Teresina, Éden Pisani Júnior.
Além dessas ações com foco na acessibilidade, a CCR Aeroportos finalizou a revitalização da sinalização horizontal da pista e do pátio de operações do aeroporto. Essa manutenção é essencial na infraestrutura aeroportuária, que faz parte da segurança, orientação e informação aos pilotos durante pousos e decolagens, e na navegação interna dentro do aeroporto; bem como para os motoristas que trafegam nas vias de serviço do aeródromo. Já para melhorar e organizar o fluxo e a parada dos veículos na entrada, a sinalização horizontal no meio fio da área externa de embarque e desembarque foi renovada.
Manutenções preventivas
Todo o sistema de iluminação e climatização do Aeroporto de Teresina passou por vistorias. Dessa forma, foi possível identificar oportunidades para aperfeiçoamento. “Realizamos diversas manutenções nos sistemas de iluminação, climatização e substituição desses itens conforme necessidade. Os novos ar condicionados já foram instalados nas áreas de pré-embarque, praça de alimentação, saguão, sala de embarque e desembarque”, informa o gerente do Aeroporto.
Ainda seguindo o processo de modernização da nova administração, revisões e manutenções preventivas foram realizadas nos equipamentos eletromecânicos, como elevador e esteiras de bagagens, como forma de garantir o pleno funcionamento. “Outros pontos de melhoria estruturais também já foram restaurados com a recuperação das coberturas, forros e pintura. Aumentamos também a velocidade do wi-fi no aeroporto em 10 vezes, proporcionando aos clientes acesso gratuito e ilimitado da internet”, frisa Éden.
Rede de alimentação
Para atender às necessidades de quem passa pelo Aeroporto de Teresina, a CCR Aeroportos colocou em prática o projeto de expansão da rede de lojas de alimentação com a inauguração da Casa do Pão de Queijo. O quiosque fica localizado na área de embarque e oferece um amplo cardápio de pão de queijo, salgados, bolos, sucos e café; tudo para levar comodidade ao passageiro. “Ampliar a rede de alimentação dos aeroportos é um grande objetivo da CCR, que busca impactar positivamente a experiência dos passageiros, além de contribuir com a economia das cidades, gerando emprego e oportunidades para a região”, pontua o gerente local.
Novas rotas
Desde dezembro, o Aeroporto de Teresina disponibiliza voos diretos para Belém (PA), rota que aproxima a capital piauiense dos Estados Unidos. O voo, operado pela Azul Linhas Aéreas, tem conexão imediata de apenas uma hora em Belém. Dessa forma, os passageiros da capital piauiense chegarão ao Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale – Miami em oito horas e cinquenta e cinco minutos, reduzindo em mais de cinco horas o tempo de viagem.
“Seguimos trabalhando com as companhias aéreas para ampliar o número de rotas e destinos operados nos aeroportos recém-assumidos pela empresa. Todas essas ações seguem os princípios da CCR Aeroportos em oferecer os melhores serviços para os seus clientes”, destaca o gerente.
Cargas
Com o compromisso de oferecer soluções logísticas modernas nas localidades onde atua, a CCR Aeroportos viabilizou uma importante parceria com o Mercado Livre – plataforma de comércio online para comprar e vender produtos diversos. Desde setembro, o Aeroporto de Teresina recebe o cargueiro do marketplace, reduzindo o tempo de entrega de suas mercadorias para o Nordeste
“Ampliar novas possibilidades que vão trazer ainda mais benefícios para a população que precisa de serviços aéreos é uma das missões da CCR. Em 2023, seguiremos nesse caminho”, reforça o gerente do aeroporto de Teresina.
Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos – https://www.ccraeroportos.com.br/

Fonte: Ascom
Fotos: Divulgação
Leia também
Aeroporto de Teresina deve receber mais de 80 mil passageiros no período junino
Aeroporto de Teresina alerta para risco do descarte irregular de lixo nas proximidades do terminal
Aeroporto de Teresina registra aumento de 22% no fluxo de passageiros em abril
Aeroporto de Teresina espera mais de 13 mil passageiros no feriado de Tiradentes
Popular
- Economia5 dias atrás
Preço da gasolina cai mais R$ 0,20 por litro nas bombas, diz ANP
- Brasil5 dias atrás
Ator José Loreto desfila de fio dental na SPFW
- Economia5 dias atrás
Lojistas comemoram instalação de base da polícia no Centro de Teresina
- Cidades6 dias atrás
Jovem é preso acusado de matar e esquartejar avó em Parnaíba
- Cidades6 dias atrás
Polícia prende acusado de planejar roubo de avião do médico Jacinto Lay
- Brasil7 dias atrás
Nunes Marques toma posse como ministro efetivo do TSE
- Esporte4 dias atrás
GP Teresina de Ciclismo encerra com domínio de piauienses na Elite Feminino
- Brasil5 dias atrás
Corpo do ator Jeff Machado chega para velório em SC