Fórmula 1 mantém GP da Arábia Saudita

O Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1 acontecerá neste fim de semana como planejado, disseram os organizadores nesta sexta-feira após ataques a uma propriedade da gigante petrolífera Aramco perto da pista de corrida em Jeddah. O treino de classificação está marcado para sábado, às 14h (de Brasília), mesmo horário da corrida no domingo.

Os houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, disseram que atacaram instalações de energia sauditas na sexta-feira, e a coalizão liderada pela Arábia Saudita informou que a estação de distribuição de produtos petrolíferos da Aramco em Jeddah foi atingida, causando um incêndio em dois tanques, mas sem vítimas.

“Estamos cientes do ataque à estação de distribuição da Aramco em Jeddah no início desta tarde”, disse a Saudi Motorsport Company em comunicado: “Os organizadores da corrida permanecem em contato direto com as autoridades de segurança sauditas, bem como com a F-1 e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para garantir que todas as medidas de segurança necessárias continuem a ser implementadas (…) A programação do fim de semana de corrida continuará conforme planejado”.

A empresa que promove o GP afirmou ainda que espera receber os fãs para um fim de semana de “corrida e entretenimento premium”.

Uma enorme nuvem de fumaça preta pôde ser vista subindo sobre Jeddah, a leste da pista localizada nas margens do Mar Vermelho, enquanto os carros circulavam pelo circuito de rua durante o primeiro treino de sexta-feira, que ocorreu conforme o planejado.

Uma sessão de qualificação subsequente para a Fórmula 2 também ocorreu dentro do cronograma. Mas o início da segunda sessão de treinos foi atrasado em 15 minutos, com equipes e pilotos convocados para uma reunião com o presidente-executivo da F-1, Stefano Domenicali.

“A Fórmula 1 esteve em contato próximo com as autoridades relevantes após a situação que ocorreu hoje”, disse um porta-voz: “As autoridades confirmaram que o evento pode continuar conforme planejado e permaneceremos em contato próximo com eles e todas as equipes, e acompanharemos de perto a situação”.

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste