O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), por meio dos indicadores epidemiológicos dispostos nos últimos Painéis Situacionais da Covid em Teresina, emitidos pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), emitiu decreto nesta segunda-feira (7) que determina a flexibilização do uso de máscara na capital piauiense.

“Isso nos permite já tomar algumas medidas. Nosso índice de vacinação chegou a 99,9% em adultos e temos a segunda dose já acima de 95% e isso confirma o melhor índice de vacinação das capitais brasileira, que é Teresina, e o que nos permitiu a ter o Piauí no segundo lugar de vacinação no Brasil. É uma margem de segurança que nos permite agora reduzir as medidas restritivas, começando pelo uso de máscara”, afirma Dr. Pessoa.

A flexibilização das medidas de enfrentamento à Covid será realizada em 4 (quatro) etapas, tendo como condição necessária a permanência do Município na faixa de baixa transmissão (verde), na forma que segue:

1ª etapa (baseada na parametrização de 07/03/2022):
a) eventos, shows, espetáculos e festas poderão ocorrer sem limitação de horários, respeitados o uso de máscaras (mesmo se realizados em ambientes abertos), público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal;
b) as atividades comerciais e de prestação de serviços – incluindo bares e restaurantes – poderão ocorrer sem limitação de horário, respeitados o uso de máscaras, público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal;

2ª etapa (baseada na parametrização de 14/03/2022): será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras durante as atividades ao ar livre, incluindo-se as recreativas e esportivas – exceto naquelas que geram aglomerações (shows, espetáculos, arquibancadas, etc):
a) permanecerá obrigatória a utilização de máscaras em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiro(s).

3ª etapa (baseada na parametrização de 21/03/2022): será realizado interstício para averiguação da permanência do Município na categoria de risco baixo (verde) por mais uma semana, a despeito das medidas de flexibilização implementadas nas etapas anteriores;

4ª etapa (baseada na parametrização de 28/03/2022): será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.

Confira o decreto

Orlando Dias
Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *