Os decretos de ponto facultativo do governo do estado e Prefeitura de Teresina na segunda (28), na terça (1º) e na quarta-feira (2) até o meio-dia levaram o Sindilojas a fechar o comércio do centro e de bairros da capital piauiense durante o período de carnaval.

Os shoppings de Teresina vão abrir no período de carnaval.

Confira o que abre e fecha no carnaval

Prefeitura de Teresina
O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), assinou um decreto determinando que haverá ponto facultativo no Carnaval nos órgãos que compõem a administração municipal. Ou seja, os servidores do município não vão trabalhar nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março.

Governo do Piaui
O Governo do Piauí decretou ponto facultativo para os servidores públicos nos dias 28 de fevereiro, 1º (Carnaval) e 2 de março até o meio-dia (quarta-feira de Cinzas). As informações constam no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (21/02). Desse modo, o funcionamento dos órgãos estaduais será normal até a sexta-feira (25), retornando as atividades na quinta-feira, 3 de março, sem prejuízo para as atividades essenciais, tais como segurança e saúde.

Comércio
O comércio no Centro e nos bairros de Teresina não irá funcionar durante o Carnaval. A decisão foi tomada na última quarta-feira (23), após assembleia geral do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas-PI). Dessa forma, os estabelecimentos comerciais de rua da capital funcionarão normalmente até o próximo sábado (26), mas permanecerão fechados na segunda-feira (28) e terça-feira (01), reabrindo apenas na quarta-feira (02) ao meio dia.

Shoppings centers
Os três shoppings centers de Teresina estarão de portas abertas durante o período da folia de momo e vão funcionar normalmente de sábado (26) a terça (01). As lojas, quioques e praça de alimenação vão funcionar de 10h às 22h, assim como parque de diversão e cinemas.

Bancos
Os bancos não terão expediente nas agências bancárias no carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. O expediente será retomado na Quarta-Feira de Cinzas, 2 de março, a partir das 12 horas, com o encerramento no horário regular.

Supermercados
Neste feriado de Carnaval, entre os dias 26 de fevereiro a 01 de março, as unidades do Pão de Açúcar funcionarão normalmente em Teresina, das 6h às 22h. Já o Mercado Extra, localizado na avenida Barão de Gurgueia, também seguirá com atendimento normal ao público nos referidos dias comemorativos, funcionando das 6 às 22h.

Correios
Na segunda e na terça não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta. Nesse dia, as agências abrirão a partir das 12h.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) também não funcionará na segunda nem na terça, mas as consultas de manifestações e rastreamento de objetos estarão disponíveis pelo app ou na página dos Correios (www.correios.com.br). Na quarta, a CAC retomará o atendimento normal, das 8h às 20h.

Poder Judiciário
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) seguirá o Provimento Nº 36/2021 – PJPI/TJPI/SECPRE, que disciplina o recesso forense e divulga os feriados no ano de 2022, com isso não vai funcionar de segunda a quarta.

Assembleia Legislativa do Piauí
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), vai seguir o ponto facultativo de 28 de fevereiro a 2 de março, período de Carnaval, decretado pelo governador Wellington Dias. O Ato da Mesa Diretora decretando o ponto facultativo foi publicado no Diário Oficial da quarta-feira (23).

Escolas, faculdades e universidades
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe) determinou que as instituições devem seguir o calendário estabelecido no início do ano, que previa a suspensão de atividades entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março, dessa forma as escolas, faculdades e universidades no Piauí vão manter a suspensão de atividades e não terão aulas durante o período.

Serviços essenciais
As urgências e emergências dos hospitais, maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da rede pública de Teresina funcionarão normalmente entre 28 de fevereiro e 2 de março, dias de ponto facultativo decretados pela Prefeitura de Teresina. Assim como eles, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém abertos diversos serviços considerados essenciais.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funciona normalmente no feriado com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) também funcionará normalmente. Já o Laboratório Raul Bacellar estará em funcionamento para atender as demandas da rede hospitalar.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *