Artigo – Gil Paraibano é líder inconteste na Região de Guaribas

Confunde-se com a multidão que lhe cerca ao sair na rua. Nem sequer parece o prefeito de uma cidade e um município tão poderosos que se sobressaem pela grandiosa da atividade comercial e de serviços. Em uma cidade cortada pela Br 316 que transporta bens e produtos para o Nordeste e o Centro-Sul. É gestor desse importante entroncamento rodoviário do Nordeste, o empresário e agropecuarista, além de político, Gil Paraibano.

Carrega consigo uma simplicidade e uma humildade sem registros para um homem com o seu poder e sua liderança; Impõe respeito pela figura simples e vestimentas também muito simples. Não esfola seu  poder gerencial; conquanto se acerca de assessores, mas não ficam pendurados e nem encostados à figura carismática e indelével de Gil Paraibano. Prefeito pela terceira vez. O que não é pouco para uma liderança de sua envergadura e quilate.

Gil Paraibano é o político que fala pouco, quase nada, e resumidamente. Não é líder de discursos longos e empolgados e emocionantes, entretanto cativa o povo. É um líder que se impõe pela própria figura humana. Não se preocupa muito com as palavras; tem uma assessoria que transmite os seus ensinamentos, palavras e ações e sua serenidade. E nestes confia totalmente. É um líder “calado”. E de fala mansa e conteúdo enorme. Transmite uma confiança e uma segurança grandiosas ao falar. E todos querem ouvi-lo, pois só fala o necessariamente. É cartesiano, que transmite ao quadro de assessores o que exatamente será feito. Mas, até parece, tudo combinado antes, que realmente não acontece. Tira as decisões do contexto momentâneo, do momento, dali e agora, sem subterfúgios e com segurança.

Gil Paraibano é um gestor extremamente diferente de seus demais colegas e/ou pares. Na construção das obras fala reiteradamente em prazo, com organograma de execução com início, meio e fim.

Sem prazos, dr. Magno Pires, não podemos prosseguir. O prazo é uma exigência legal e, com ele, você pode cobrar o final da construção da obra, sem falar em compensação extra, fora do contrato.

Sou prefeito pela terceira vez; e devo postular minha reeleição que me será consagradora. Justamente pelo que faço no município, diferentemente de outros.

O meu maior problema é esse lixão que quero resolver com a sua ajuda. Acumularam essa dívida social e agora querem que eu solucione com uma rapidez sem limites. Entretanto vou equacionar também essa dívida e demanda social do passado, que não contribui, para esse gigantesco problema de engenharia sanitária. Realmente é uma situação muito grave esse lixão, que me envergonha, me padece, me angustia e me constrange.

Conheço esse político e empresário Gil Paraibano desde 1994, há 27 anos, quando andava pelo Piauí pedindo voto à eleição, finalmente vitoriosa, de Mão Santa ao Governo do Estado. E, daquela época para cá, mantivemos uma amizade sensata e honesta, e sem interesses recíprocos, escusos.

Agora “bati” à porta de sua gestão para falar do Marco Legal Regulatório de Saneamento Básico, que inclui a resolução para os lixões; Recebi apoio de Gil Paraibano e toda sua equipe, em um primeiro momento, todo o apoiamento; e no dia 10/11 mostrou e demonstrou, exato e sobejamente a sua capacidade e competência de líder, político e empresário, gestor eficiente, fazendo um megaevento, com 17 prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, assessores de prefeitos, secretários municipais do meio ambiente para que eu e outras autoridades falassem sobre o Marco Legal Regulatório de Saneamento Básico da Microrregião do Guaribas, composta de 38 municípios.

O Vice-prefeito de Picos, José Nery, é um velho amigo de mais de cinco décadas, que foi prefeito e deputado estadual. É uma referência para Picos.

Gil, ainda com esse belo e categorizado público, continuou falando pouco, mas repassou ao dr. Antônio Gomes de Araújo, assessor especial da Prefeitura, para falar sobre o evento, o qual expôs com proficiência e pró-lixo o que Gil pensa do seu município, do Nordeste, do Brasil e do mundo na questão ambiental. Belo discurso em defesa do meio ambiente, colega dr. Antônio. Parabéns ao Prefeito Gil e toda sua equipe.

MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.

relacionadas

talvez você goste