Covid: Piauí é o 2º estado do Nordeste que mais aplicou a primeira dose

O Piauí é o 2º estado do Nordeste que mais aplicou a primeira dose de vacinas contra Covid-19. Os dados divulgados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, nesta quinta-feira (11), apontam que 72,89% da população piauiense já tomou pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Em números globais são 2.397.468 piauienses com a D1.


O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, comemora a informação e diz que esse resultado é fruto de um trabalho contínuo realizado pela Sesapi em parceria com os municípios.

“Esse é o resultado de todo um esforço do Governo do Estado, Sesapi, secretarias municipais de Saúde e de cada equipe de vacinação. Mas nós não podemos parar, o momento é de seguir avançando para que possamos sair desta pandemia”, destaca o gestor.

De acordo com os números do Consórcio, com relação à segunda dose ou a vacina de dose única o Piauí já está com 52.74% de pessoas com o seu esquema vacinal completo. O que equivale em números gerais a 1.734.626 de piauienses imunizados contra a Covid-19. Nesta etapa o Piauí está em quinto lugar entre os estado do Nordeste que mais vacinaram.

“Agora pedimos que cada município faça uma busca ativa, em seus sistemas, das pessoas que estão faltando completar o seu esquema vacinal, para que todos possam receber sua segunda dose, porque não podemos parar um minuto nesta luta contra a Covid-19. E nesta quarta-feira(10) não tivemos óbitos pela doença e essa é a nossa busca para cada dia”, reforça Florentino Neto.

Até esta quinta-feira (11) o estado do Piauí já aplicou 4.199.162 de doses das vacinas que combatem a Covid-19. Também já estão sendo aplicada, em 85 municípios do estado, a segunda dose em adolescentes de 12 a 17 anos, além de 89.855 pessoas que já receberam a dose de reforço.

Os dados do Consórcio de Veículos de Imprensa têm como base as informações do Vacinômetro da Sesapi, que leva em conta a população total do estado, que é de 3.281.480, segundo o IBGE.

Com relação aos números contabilizados pelo Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI), que são baseados na população vacinável (pessoas em idade autorizada pela Anvisa para receber os imunizantes), o estado do Piauí já alcançou a meta de 100% da população acima de 18 anos com a primeira dose e 70% recebeu a segunda dose ou a dose única e está com o seu esquema vacinal completo.

Fonte: Ascom/Sesapi

relacionadas

talvez você goste