Fórmula 1 tira o GP do Brasil de 2020

A Fórmula 1 decidiu excluir o Grande Prêmio do Brasil do Mundial 2020. Os motivos para a decisão foram o calendário apertado e, principalmente, o surto de covid-19 no país. México, Estados Unidos e Canadá também não vão receber as corridas desta temporada pelo mesmo motivo.

Em vez das etapas no continente americano, a F1 anunciou também que fará mais três corridas na Europa. Portugal volta ao calendário depois de 24 anos, com a estreia da pista de Portimão, no Algarve. Ausente desde 2013, Nurburgring volta a receber a categoria, e Imola vai sediar o terceiro GP na Itália neste ano. O circuito recebeu a F1 pela última vez em 2006.

O continente americano é o epicentro do coronavírus na atualidade. O GP de Austin, no Texas, seria realizado no dia 23 de outubro. Uma semana depois, a Fórmula 1 viajaria para a Cidade do México. A corrida em Interlagos, em São Paulo, estava agendada inicialmente para 15 de novembro. E o GP do Canadá já tinha sido adiado. A data original da corrida era no início de junho.

Palco de algumas das corridas mais emocionantes da Fórmula 1 ao longo dos anos, o autódromo de Interlagos pode não voltar tão cedo ao calendário da categoria. A pista brasileira não tem contrato para seguir recebendo a categoria nos próximos anos. Ainda não foi divulgado pela Liberty Media se o acordo será renovado ou se a etapa poderia voltar para o Rio de Janeiro, em um circuito que ainda não começou a ser construído na região de Deodoro.

Assim, o Brasil não vai receber a F1 pela primeira vez em quase 50 anos. A primeira de estreia, que não valeu pelo campeonato, foi em 1972 e, a partir do ano seguinte, o país contou com uma etapa em todos os anos, sendo que em 1978 e de 1981 a 1989, o GP Brasil foi realizado no Rio de Janeiro, na pista de Jacarepaguá, demolida durante a construção da estrutura para os Jogos Olímpicos de 2016.

Em entrevista coletiva concedida no dia 10 de julho, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que a prova estava confirmada e que seria realizada com protocolos de saúde. “Entendemos como importante para o turismo. Para este ano, está confirmada a Fórmula 1 e o autódromo [estará] preparado, evidentemente com os protocolos de saúde. E os organizadores já sabem”, afirmou em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Como fica o calendário em 2020? Veja as provas confirmadas até agora:
05/07 – GP da Áustria – Já realizado
12/07 – GP da Estíria (Áustria) – Já realizado
19/07 – GP da Hungria – Já realizado
02/08 – GP da Grã-Bretanha
09/08 – GP do Aniversário de 70 Anos (Silverstone)
16/08 – GP da Espanha
30/08 – GP da Bélgica
06/09 – GP da Itália
13/09 – GP da Toscana (Mugello)
27/09 – GP da Rússia
11/10 – GP do Eifel (Nurburgring)
25/10 – GP de Portugal (Portimão)
01/11 -GP da Emilia-Romagna (Imola)

Fonte: Folhapress
Foto: Duda Bairros/AGIP

relacionadas

talvez você goste